18 de novembro de 2009

Autismo - O que é?

O que é o Autismo? Muitas pessoas ainda não sabem dar uma resposta a esta pergunta,pois é.
"O autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que tem sido estudado pela ciência já há algum tempo mas, ainda permanecem muitas divergências e grandes questões por responder. Embora o autismo seja bem mais conhecido, este surpreende pela diversidade de características que pode apresentar e pelo facto de uma criança autista ter uma "aparência totalmente normal", o autismo é um problema de muitas faces. Assim, o autismo é uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, antes dos três anos, e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. Estes três desvios foram chamados por Lorna Wing e Judith Gould, num estudo de 1979, de "Triade". A "Triade" é responsável por um padrão de comportamento restrito e repetitivo."

Escrevendo através de outras palavras em relação ao autismo, existem meninos e meninas que não vêem o mundo como nós, não interpretam as coisas como nós, não conseguem associar o choro à tristeza, dor ou alegria, não conseguem comunicar porque não ligam as palavras ao que elas querem dizer. Precisam de ajuda para fazer quase tudo, ou mesmo tudo, porque o cérebro deles não é capaz de processar a informação necessária para tal.
Existem diversos níveis de autismo(do mais severo ao mais ligeiro) e os meninos com um autismo ligeiro, podem, com ajuda e apoio, aprender a fazer quase tudo e levar uma vida normal.
Todos nós deviamos de tirar uma lição de vida com estas pessoas. Tenham elas, Autismo, Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, etc porque todos nós temos direito a viver, a sonhar e a encantar quem está à nossa volta! E estas pessoas também são capazes de brilhar!
Afinal de contas somos todos diferentes, todos iguais! Este é um assunto que tem muita importância para mim e que me marca muito!

* Aqui fica um vídeo acerca do Autismo *

Beijinhos e Abraços!

Sem comentários:

Enviar um comentário