18 de janeiro de 2010

Novas Tecnologias - Mudanças na socialização e aprendizagem

Em tempos longínquos, os modos de socialização e de aprendizagem eram muito mais elementares do que são hoje em dia.
Era uma socialização feita sempre face a face em que os indíviduos exprimiam sempre as suas emoções de uma forma mais verdadeira e autêntica. As cartas eram o seu meio de comunicação mais usual e habitual, um elemento muito importante que nos dias de hoje está em vias de risco.
Todos estes princípios e componentes das nossas gerações anteriores estão a ser dominadas pela era da informatização, pelos computadores, pelas novas tecnologias, que estão cada vez mais poderosas no nosso mundo actual e que cada vez mais estão mais presentes e imprescindíveis na vida dos indivíduos, sejam eles novos ou velhos, isto é uma autênticas revolução tecnológica.
A tecnologia permite-nos fazer tudo o que for possível, ou seja, comunicar através de redes sociais, elaborar trabalhos importantes, fazer jogos, tudo o que estiver ao nosso alcance. A nossa socialização mudou.
Hoje em dia, existe a tendência para que cada vez mais os utilizadores de novas tecnologias sejam dependentes delas e que esta venha a ser a sua maior e mais frequente forma de socialização e ponto de encontro entre amigos. Segundo Boyd (2009), os amigos das redes sociais não são os mesmos que os seus mais próximos. Ou seja, os indivíduos, sejam eles adolescentes ou não, procuram um diferente tipo de contacto e um diferente tipo de conversação nas redes sociais devido ao facto de sentirem mais liberdade de falarem sobre certos aspectos das suas vidas que possam sentir mais vergonha ou inibição a falar com as pessoas mais próximas de si. Enquanto que enquanto têm aquela barreira da invisibilidade, permite-lhes soltarem-se mais e falar sobre os assuntos mais diversos mais abertamente.
Para além da socialização, as novas tecnologias trazem consigo também, novas aprendizagens, que no entanto podem ser boas ou más.
Boyd (2009) salienta que a socialização tem influência na aprendizagem e no modo como os indivíduos gerem a mesma. Ou seja, as pessoas actualmente ao contactarem com pessoas diferentes, com diferentes modos de pensar, ao partilharem informações e conteúdos que sejam do seu interesse, aí sim os indivíduos estão a aprender. Apesar de por vezes isso influenciar positiva ou negativamente em determinados aspectos, como é o caso na área da educação. Os adolescentes utilizam muito as ferramentas disponíveis na internet, como o caso da Wikipédia, em que por vezes a informação que buscam vem deturpada e isso poderá ter consequências menos boas para os mesmos a nível académico. Para isso há que ocorrer uma maior intervenção por parte dos professores e outros intervenientes importantes no mundo académico.
Para finalizar esta reflexão crítica, poderei dizer que as mudanças que ocorreram a nível tecnológico poderão ter consequências positivas ou negativas na socialização e aprendizagem do indivíduo, dependendo do modo como as mesmas são geridas. É preciso não ultrapassar a barreira daquilo que é lógico e aceitável. A socialização face a face também é algo muito importante para o crescimento, tanto a nível psicológico e intelectual, dos sujeitos.

Referências Bibliográficas:
Boyd, D. (2009). Living and Learning with Social Media. Obtido a 18 de Janeiro de 2010 de http://www.danah.org/papers/talks/PennState2009.html

Sem comentários:

Enviar um comentário